segunda-feira, 18 de março de 2013

Quase pronto, CD da JMJ Rio2013 promete entusiasmar os jovens




Renato Francisco

Segundo pesquisas recentes, a música está intimamente relacionada à vida da juventude. Além de passar aos jovens tranquilidade, paz, amor e sabedoria e ser uma oportunidade de eles mostrarem ao mundo do que gostam, ela também possibilita o contato deles com Deus. Além disso, segundo o ditado popular, “quem canta reza duas vezes”. Por isso, o setor de Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 preparou um CD especialmente voltado para os jovens que participarão das celebrações litúrgicas da JMJ. As músicas gravadas foram apresentadas pela primeira vez à presidência do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada, aos autores e aos intérpretes na tarde da última terça-feira, 12 de março, no auditório do Edifício João Paulo II, onde fica localizada a Mitra Arquiepiscopal, na Glória.
Na audição geral, o responsável pelo setor, padre Renato Martins, confirmou que o disco será lançado em abril e terá versões em outros idiomas, que já estão sendo elaboradas. Além disso, ele também destacou que os cantores do Rio de Janeiro foram convidados a participar da Missa de Abertura e que os cantores de todo o país formarão um grande coral, com 100 vozes, a princípio, na Missa de Envio, presidida pelo Papa Francisco. “Na quarta-feira à tarde, começamos um trabalho de reunir e preparar os cantores do estado do Rio de Janeiro. E para a Missa de Abertura, nosso projeto é “Os cantores do Rio acolhem o mundo”. Então, serão todos os cantores do Rio acolhendo os jovens e os cantores do mundo inteiro que passarão pelos palcos dos Atos Centrais”, disse.
Na audição, estiveram presentes o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, o bispo auxiliar e vice-presidente do COL, Dom Antonio Augusto, e os diretores e voluntários dos setores do COL. No início, padre Renato ressaltou a riqueza musical do CD, que tem a presença de grandes nomes da música católica brasileira.
Segundo o sacerdote, a obra musical, que passou por um intenso processo de produção, é fruto da generosidade de cada pessoa envolvida. “O tema que inspirou os autores das músicas é o tema da Jornada. As dezenas de músicas enviadas passaram por um exaustivo processo de seleção. Posteriormente, passaram por uma adequação ideológica e musical para serem apresentadas à aprovação da presidência do COL. Após a aprovação, iniciamos o processo de seleção dos intérpretes, tentando contemplar os nomes mais conhecidos e que escreveram a história da música católica no Rio de Janeiro e no Brasil. No mês de novembro, iniciamos as gravações no estúdio da 'MZA Music'. Neste processo de gravação, estávamos ainda preocupados com a distribuição do CD quando recebemos a notícia que a 'Sony Music', acreditando neste projeto, assumiria a distribuição”, disse.
Dom Antonio afirmou que o CD vai gerar muitos frutos na Jornada. “A nossa Jornada vai acrescentar esse algo a mais do modo brasileiro de viver a nossa fé. Esse CD é um exemplo disso. Tanto nós brasileiros quando os que vieram de outros países percebemos que através da música não apenas damos dignidade as nossas cerimônias litúrgicas mas também evangelizamos. Esta tarde foi uma mostra do que iremos viver na Jornada Mundial da Juventude”, disse.
O produtor musical do CD, Marco Mazzola, afirmou que ficou muito feliz com o convite e o resultado final. De acordo com ele, aceitou o desafio porque quis dar ao CD uma cara diferente, que pudesse transformar a juventude, com vibração e alegria. “No primeiro dia em que estive aqui, (o bispo auxiliar e vice-presidente do COL) Dom Paulo me disse: 'Eu quero que a Igreja dance e seja feliz'. E eu tentei fazer o máximo para que a gente pudesse ter, dentro da Liturgia, um CD que traduzisse isso tudo. Espero que ele atravesse fronteiras e que possa trazer para o Brasil uma vitória em todos os sentidos: no nosso trabalho, na nossa música e na nossa fé”, destacou.
Na cerimônia, foram apresentados vídeos com depoimentos de alguns intépretes sobre a participação no CD. Um deles foi o padre Fábio de Melo, que também é autor de uma das músicas. Ele lembrou que as músicas, poderão ser aproveitadas nas comunidades paroquiais. “Eu me sinto muito honrado de poder participar deste disco, fazendo parte desta revolução litúrgica”, frisou.
Após a audição geral, os presentes aplaudiram de pé o resultado final.

Foto: Divulgação

4 comentários: