terça-feira, 9 de abril de 2013

Um momento marcante para a vida de Audrey


Renato Francisco

A voluntária francesa Audrey de Oliveira tem vivido uma experiência intensa de fé e trabalho na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Ela, que nunca foi a uma JMJ antes, estava fazendo o segundo ano de Mestrado em seu país, quando resolveu ajudar na construção da JMJ, participando ativamente com o seu trabalho voluntário. Agora, ela é voluntaria no setor dos Atos Culturais e organiza o Festival da Juventude, com a preparação da programação de Artes Cênicas (dança, teatro e musical). Em entrevista para o Por dentro da JMJ, Audrey conta como é a experiência de ser voluntária da JMJ.

Por dentro da JMJ: Por que você quis se tornar voluntária da JMJ?
Audrey de Oliveira: No Mestrado, estou estudando “Organização de projetos culturais” e tinha que ter uma experiência de março até agosto de 2013. Queria ser peregrina na JMJ do Rio. Então, para juntar o útil ao agradável, pensei que poderia ajudar na organização no Comitê Organizador Local da JMJ. É uma grande gratificação trabalhar por Deus!

Por dentro da JMJ: O que você acha que ganha para a sua vida sendo voluntária da JMJ?
Audrey: Nós, voluntários, estamos aqui para preparar um dos maiores eventos do mundo. Os benefícios são tanto profissionais quanto espirituais. No meu setor, trabalho organizando a programação do Festival da Juventude, que será realizado na semana da JMJ e vai propor um amplo programa cultural. Lá, sou responsável pelos grupos de Artes Cênicas: teatro, dança e musical. Por este meio, descubro muitas iniciativas de paróquia da Igreja Católica do mundo inteiro. Meu trabalho é, fundamentalmente, espiritual. É um grande apoio para mim. Temos uma missa todos os dias e várias Adorações durante a semana para as pessoas do COL. Além disso, temos também atividades organizadas pelo COL, como a Feijoada dos 100 dias, no dia 12 de abril. O ambiente é muito legal!

Por dentro da JMJ: Como você faz para realizar o seu trabalho da melhor maneira possível?
Audrey: Sempre me lembro de que trabalho por Deus: é o meu empregador! Quando sinto que estou a desconcentrar-me, tenho só de olhar ao redor de mim para ver quase 50 voluntários do mundo inteiro, a dar tudo para a JMJ. Esta é uma grande força, é um exemplo, uma lição de vida que eu nunca vou esquecer.

Por dentro da JMJ: Você está gostando de trabalhar na Jornada?
Audrey: Eu gosto muito do trabalho que faço aqui, nos Atos Culturais. É um trabalho muito interessante. O ambiente é profissional, e já aprendi muitas coisas. Na verdade, nunca trabalhei em um evento deste tamanho. É uma grande oportunidade para mim, e aproveito todos os dias da experiência dos meus colegas.

Por dentro da JMJ: O que você espera dos dias da JMJ e como você acha que será o trabalho na época da Jornada?
Audrey: Com o tempo, o trabalho fica sempre mais importante e mais interessante! Esperamos acolher mais de 3 milhões de peregrinos. A semana da JMJ vai ser uma alegria imensa, sobretudo com a chegada do Papa Francisco. A esperança é muita forte. Não posso esperar!

Por dentro da JMJ: Qual a mensagem que você deixa para aqueles que virão para a JMJ sobre o que eles poderão encontrar aqui?
Audrey: Vim da Europa, então, para mim, a primeira coisa é descobrir um país, o Brasil, e um povo maravilhoso, os cariocas! Acho que viver a JMJ no Rio é verdadeiramente uma graça de Deus, porque a comunidade católica é muita ativa aqui. Há numerosas iniciativas que mostram o exemplo do que poderia ser melhorado na Europa. É uma experiência de uma grande riqueza!

Por dentro da JMJ: Qual é a mensagem que você deixa para quem não sabe ainda se participará da JMJ?
Audrey: Deixa tudo e vem conosco! Essa experiência vai mudar tua vida para sempre, no bom sentido! Você vai encontrar jovens do mundo inteiro e viver momentos espirituais muito intensos. Então, não hesite! Conto com você!

Foto: Renato Francisco.

11 comentários:

  1. Lindo o depoimento da Audrey, um exemplo para os jovens. Isso é juventude sadia. Parabéns a Audrey e POR DENTRO DA JMJ, pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas matérias Renato, e pelo blog, tudo muito bem constituído e exposto.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Ela sabe falar português ou você traduziu? hehe
    Parabéns pelo blog! Estava faltando um local onde pudéssemos acompanhar os preparativos da JMJ diretamente através de quem o faz.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Júlia! Que bom que você gostou! A Audrey fala português também. Hahahahahha Só traduzi algumas palavras em "portucês"... Hahahahahaha Brincadeira... Ela fala direitinho. Valeu, Júlia! Bjs.

      Excluir
  4. A Audrey esteve na Paróquia Santa Isabel em Bento Ribeiro falando sobre a hospedagem dos peregrinos. Ela foi muito simpática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Ela é muito simpática mesmo! Você vai hospedar quantas pessoas?

      Excluir