domingo, 24 de março de 2013

Um jovem peregrino das JMJs


Renato Francisco

De 16 a 21 de agosto, aconteceu a XXVI Jornada Mundial da Juventude, a JMJ Madri 2011, um grande encontro global de jovens com o Papa, que se realiza a cada três anos num lugar do mundo. Esse evento surgiu em 1984 após o Papa João Paulo II entregar uma cruz de madeira de quatro metros de altura a jovens religiosos, no Encontro Internacional da Juventude com o Papa, no Vaticano, por ocasião do Ano Santo da Redenção, que foi acompanhado por milhares de jovens. De lá para cá, o número de participantes no evento só tem crescido. A JMJ de Madri, segundo os organizadores, contou com a presença de mais de 2 milhões de jovens do mundo inteiro. Para a JMJ Rio2013, são esperados pelos organizadores, no mínimo, o mesmo número de jovens da Jornada de Madri. Para contar como é a experiência de participar de uma JMJ, o blog Por dentro da JMJ entrevistou Maurício Martins, 25, que participou da JMJ de Colônia, na Alemanha, e de Madri.

Por dentro da JMJ: De qual Jornada você já tinha participado antes da JMJ Madri? O que ela significou para você?
Maurício Martins: Participei da JMJ em Colônia, na Alemanha, em 2005. Toda JMJ é diferente, é única. Uma experiência fantástica em Deus através de outros jovens, iguais a cada um de nós, apesar de pertencentes a culturas diferentes, o que não influencia na convivência e troca de vivência da fé no mesmo Deus. Com certeza, o maior significado é o mesmo em todas as Jornadas: viver o amor de Deus com pessoas de países diferentes, mas com o mesmo ideal.

Por dentro da JMJ: Há algum caso interessante sobre uma JMJ em que você foi para contar?
Maurício Martins: Na jornada de Colônia, tive a oportunidade de viver um momento único, onde jovens de línguas distintas conviviam como se já se conhecessem, mesmo nunca tendo se visto. Pude ver a manifestação do amor de Deus nos outros jovens.

Por dentro da JMJ: O que te motivou a ir à JMJ Madri nesse ano?
Maurício Martins: Poder sentir a presença de Deus em cada um é fantástico. A força de fé que emana de cada jovem é uma grande motivação para a JMJ, onde com toda a certeza, estamos mais próximos de Deus.

Por dentro da JMJ: O que a sua ida à esta Jornada de Madri será para a sua vida?
Maurício Martins: Participar da JMJ é um divisor de águas na minha vida, pois aqui temos uma experiência única, onde de certa forma temos nossa vida transformada, nossa fé modificada, tendo um grande encontro com o maior representante de Cristo na terra.


Por dentro da JMJ: Como jovem, se você pudesse falar com o Papa Bento XVI, o que você falaria com ele?
Maurício Martins: Com certeza, diante do Papa, falaria sobre o quanto é bom podermos ter um pastor supremo aqui entre nós, nos dando a oportunidade de trocar experiências de fé no mesmo Deus com jovens de outras nações e um encontro tão especial com aquele que foi escolhido para nos guiar.

Por dentro da JMJ: Na sua opinião, o que a JMJ representa para o jovem?
Maurício Martins: A JMJ, com certeza, representa um ponto alto na vida de cada um que abre verdadeiramente o seu coraçāo ao espírito peregrino, acolhendo o amor de Deus e tendo um encontro verdadeiro com Jesus, o verdadeiro motivo da Jornada Mundial da Juventude.

Foto: Arquivo pessoal.

3 comentários:

  1. Poxa, quantas! Deve ser uma experiência incrível mesmo! Mal posso esperar para a minha experiência pessoal nesta JMJ =)

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. To vendo que o Maurício vai nas JMJ's até ficar velhinho! rsrs
    Bem legal!

    ResponderExcluir
  3. Já, já vamos ter essa experiência, Kel! Está chegando!

    ResponderExcluir