domingo, 21 de abril de 2013

Audições na PUC-Rio mostram que para dançar e interpretar não há idade

Renato Francisco

Um final de semana de muita dança e encenação na caminhada de preparação rumo à JMJ Rio2013. Desta vez, as audições aconteceram na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Zona Sul do Rio. Cerca de 100 voluntários, de várias idades, fizeram os testes neste sábado e domingo. Esta edição das audições mostrou que para dançar não há idade, mas apenas fé e força de vontade.
Uma das voluntárias presentes era Glória dos Santos, de 52 anos. Quando viu na Internet a abertura das inscrições, ela logo pensou em se candidatar, independentemente de sua idade e da coreografia que teria que fazer. Segundo Glória, ela queria muito fazer parte da construção da JMJ. “O entusiasmo veio de mim mesma por fazer tudo com amor, principalmente quando é para Deus. Em tudo o que eu faço com amor, entrego-me totalmente”, destacou.
Nas audições, os candidatos tiveram uma conversa com o diretor artístico dos Atos Centrais, Ravel Cabral, e com a coreógrafa Janice Botelho. Cabral lembrou que será uma oportunidade única de os voluntários dançarinos, ao doar seu talento e compromisso, receberem a experiência de fazer parte de um grande evento e trocarem experiências técnicas e artísticas entre si. “Queremos fazer a JMJ mais memorável que já vivemos. A partir do que conhecemos de JMJ, queremos fazer algo melhor para que na outra Jornada também seja construído algo melhor a partir do que fizemos”, disse Cabral.
A partir da diversidade de gêneros da música e dança brasileiras, a equipe artística quer mostrar, com alegria e solenidade, a peculiaridade dos ritmos contemporâneos existentes no país. Segundo o diretor artístico, será a oportunidade de ver uma variedade do que é o jovem hoje na riqueza de suas diferenças. “Vamos procurar não só criar a cena, mas fazer com que cada pessoa coloque nessa cena a própria verdade. Qual o olhar dela sobre essa cena, sobre determinada questão? Isso vai trazer uma beleza única para o evento. As surpresas serão muitas primeiro pela originalidade com que estamos abordando temas universais e tradicionais, e estamos num caminho muito promissor”, afirmou, animado.
Para a voluntária Tássia de Vasconcelos, de 28 anos, sua dança será uma oportunidade de mostrar o serviço a Deus com os dons que Ele a ofereceu. “É muito bom para treinar a nossa humildade e o nosso serviço num momento tão lindo com esse”, destacou.
A voluntária Rafaella Fátima, de 19 anos, destacou que a alegria de participar é resultado de um encontro com Deus. “Quando você tem esse encontro com Deus, você quer que todo mundo também tenha. Você quer que todo mundo veja Jesus agindo ali para saberem o que Jesus pode fazer com cada um”, declarou.

Fotos: Renato Francisco.

9 comentários:

  1. Não sabia que as audições tavam sendo na PUC!! Legal! JMJ na reta final!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, uma das etapas das audições foi na PUC! Ontem, outra etapa das audições aconteceu no Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio, para a peça "Enlace". Ainda hoje, devo postar a matéria aqui.

      Excluir
  2. Poxa eu me escrevi, mas o email foi pro lixo eletrônico e só vi depois do dia :(((

    Mas adorei o blog Renatinho!!
    Minha monografia vai ser sobre a JMJ, adorei as materias!

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena, Chey... Que bom que você gostou! Minha monografia também está sendo sobre a JMJ! Hahahahaha Beijos.

      Excluir