sábado, 22 de junho de 2013

Filme sobre Frei Galvão tem pré-estreia marcada para sábado

Renato Francisco

Mais um grande filme chega para fazer parte dos longa metragens que estarão em cartaz durante a Mostra de Cinema do Festival da Juventude da Jornada. É o documentário “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz”, que mostra a vida do primeiro santo brasileiro, Antonio de Santana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, seus milagres e a construção do Mosteiro da Luz, em São Paulo. Ele foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 2007, e, hoje, é um dos patronos da JMJ Rio2013. A pré-estreia do filme será no próximo sábado, 29, às 18h, no terraço do Museu de Favela (MUF), que fica no Morro do Cantagalo, em Ipanema. As inscrições gratuitas podem ser feitas até sexta-feira, 28. (Link para adicionar na matéria: (https://docs.google.com/a/rio2013.com/forms/d/1NaiyH7XbiwWsOetjocm0SPs8EMxJ4vCCWEMmAjOMrEM/edit). As vagas são limitadas.
O filme tem uma mensagem de fé, paz, esperança e caridade. Segundo uma das organizadoras da pré-estreia, Aline Macedo, o valor da fé está muito presente na história. “É a crença de que Deus manifesta nossas vocações desde que somos pequenos, até mesmo criança”, explicou.
Dirigido por Malcolm Forest, o filme tem entrevistas, depoimentos e informações sobre a formação jesuíta e franciscana de Santo Antonio de Santana Galvão e a devoção dele à Virgem Maria e Santa Ana, a avó de Jesus Cristo. O documentário também possui uma trilha sonora original, com música interpretada pelo coro de monges beneditinos do Mosteiro da Ressurreição, da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, além de moda de viola caipira, catira e música sacra contemporânea a Frei Galvão, composta por André da Silva Gomes na segunda metade do século XVIII, em São Paulo. Um álbum da trilha musical concorrerá ao Prêmio Grammy Latino.
Forest, que também produziu e atuou no filme, estará na pré-estreia. Segundo ele, o projeto de realização do filme foi dedicado ao pagamento de uma promessa que ele havia realizado à Frei Galvão.
O MUF, local onde ocorrerá a pré-estreia, é um museu que tem um forte sentido social de vitrine cultural para a comunidade. Ele é um espaço para os moradores apresentarem sua arte e cultura para a sociedade, mostrando uma parte da história da Cidade do Rio de Janeiro que, para muitos cariocas, ainda é desconhecida. Além disso, é um cinema a céu aberto, com uma vista, abençoada por Deus, de frente para o mar de Ipanema. O Museu de Favela também será um espaço de oferta de filmes até a JMJ Rio2013.
Como nas outras edições, a pré-estreia exclusiva para a JMJ Rio2013 contará com a participação de personalidades, celebridades e jovens envolvidos na organização da JMJ Rio2013.


Confira abaixo algumas cenas do filme.







Fotos: Reprodução.

Um comentário:

  1. Tenho certeza de que será um sucesso! Uma oportunidade única de ficar conhecendo a história de tantos santos que existem. Eu vou!

    ResponderExcluir