domingo, 9 de junho de 2013

Intercessor da Jornada, Beato José de Anchieta terá musical em sua homenagem

Renato Francisco

Neste domingo, dia 9 de junho, a Igreja comemora o dia do Beato José de Anchieta, aquele que é considerado o “apóstolo do Brasil” por anunciar o Evangelho de Jesus Cristo aos índios que habitavam nosso país. E para mostrar a trajetória de vida do jesuíta, que é um dos intercessores da JMJ Rio2013, foi criado o musical “Anchieta – Para todas as tribos”, que estará em cartaz no Festival da Juventude da Jornada Mundial da Juventude.
O musical conta a história do beato desde que ele era jovem até a evangelização dos povos da América. Segundo o diretor geral, Wilde Fábio, a retratação da vida do Beato José de Anchieta na peça transmite o dever de todos os cristãos de levar a Palavra de Deus pelo mundo. “A mensagem central é que toda ferida esconde uma eleição, e que todo limite esconde uma missão. Todos os batizados são enviados a evangelizar todas as tribos e nações”, destacou.
O elenco do musical é formado por “atores/cantores/bailarinos”, que interpretam todas as canções. A trilha sonora é assinada pelo músico potiguar Eduardo Taufic, que dá ao espetáculo uma identidade brasileira e barroca.

Providência de Deus age na vida de José de Anchieta
Logo cedo, Anchieta sentiu o chamado para fazer parte da Companhia de Jesus. Em um período em que se está descobrindo as Américas, o sonho dele era evangelizar os homens dessas terras, que desconheciam a Cristo. Porém, ele é acometido por uma doença ósteo-articular e passa a acreditar que não apenas não o enviarão em missão como que podem até mesmo questionar a sua permanência na Companhia em virtude de sua debilidade física. Mas a Providência de Deus trabalha de outra forma e os médicos dele aconselham a sua transferência para a América, local que seria benéfico para sua recuperação.
Ao chegar ao novo continente, Anchieta descobre as culturas indígenas, sua língua e símbolos. Irá usar o teatro pra evangelizar os índios. E, pouco a pouco, começa a participar de suas vidas, incluindo seus desafios e lutas. Assim, apaixonado pela terra e pelos homens que aqui vivem, Anchieta emprega toda a sua vida e talentos no anúncio de Cristo.

Oração dos jovens pelo Beato José de Anchieta

Que por vosso exemplo, possamos multiplicar os frutos da ação missionária em nosso país. Amém.

Foto: Divulgação Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário