terça-feira, 12 de março de 2013

Jovens têm suas vidas transformadas após trabalhar como voluntários da JMJ



Renato Francisco

Na JMJ de Madri, no ano passado, foram 26 mil voluntários. Agora, aqui no Rio já são mais de 60 mil, e este número está crescendo a cada dia. Isso não é por acaso. Entre a maioria dos jovens que participaram das Jornadas anteriores, é fato que, após a JMJ em que trabalharam como voluntários, a vida deles foi transformada de alguma forma, sempre com o fortalecimento da fé e do amor ao próximo.
Essa foi a experiência do jovem natalense Udo Mendes, da cidade de Natal (RN), na JMJ de Madri. Ele se inscreveu para ser voluntário da equipe de sistemas, porém, segundo ele, viveu o voluntariado em todos os instantes, desde dar informações a peregrinos até ajudar na acessibilidade de pessoas com deficiência no aeroporto e conduzir jovens aos alojamentos, mesmo quando não sabia chegar.
“Em Madri, tive a experiência de um novo Pentecostes. Um fato marcante foi quando na hora da tempestade um pai me procurou e eu estava trabalhando no portão de acesso ao local onde estava o Santo Padre. O seu filho passava muito mal e precisava ir ao banheiro. Fiquei bem apreensivo, pois minha credencial não dava acesso ao palco e nem àquela área posterior do portão, porém falei com o segurança que era voluntário e ele me deixou passar com a criança. Naquele momento, questionei-me o que fez aquele pai confiar em mim diante de toda a multidão, e tive o grande entendimento que temos a mesma fé em Jesus: ele O ama como eu O amo e busca a Deus como eu busco”, destacou.
Após a experiência de Madri, Mendes decidiu ser novamente voluntário na JMJ Rio2013. Hoje, ele faz a diagramação e tradução para inglês da revista dos voluntários e atualiza a fan page dos voluntários. Para Mendes, se de graça ele recebeu assim também deve servir com muita generosidade. “É a alegria do brasileiro que sobretudo vem da nossa fé que esses jovens vão ver. É muito legal fazer parte desse evento que é vivo, pois é de Cristo para os jovens. A Igreja é viva e a Jornada é o grande evento para vivenciarmos essa experiência”, disse.
A jovem Priscilla Costa, de Belo Horizonte (MG), que hoje é voluntária na equipe de mídias sociais da JMJ, também fez parte do voluntariado da JMJ de Madri. De acordo com ela, foi a experiência mais marcante de sua vida.
“Ver a Igreja reunida com o sucessor de Pedro e dois milhões de jovens de todo o mundo me fez sentir parte da família de Jesus. Aprendi que a obra mais bonita que Deus fez foi a Igreja Católica Apostólica Romana e que vale a pena gastar a nossa vida para edificar o Corpo de Cristo, que é a Igreja. Depois da JMJ Madri, decidi dedicar um ano da minha vida para Deus. Fui voluntária no Encontro Mundial das Famílias em Milão. Cresci muito na busca de conhecer os escritos do Papa e os documentos da Igreja e nisso resultou o meu aprofundamento na fé e testemunho de santidade de vida. Minha expectativa é que o Brasil será transformado depois dessa experiência de fé magnífica da JMJ”, frisou.

Foto: Gustavo de Oliveira.

4 comentários:

  1. Muito linda a experiencia desses jovens, e muito bem apresentada esta metéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vera! Viveremos esta experiência aqui no Rio já, já!

      Excluir
  2. Que bom! A JMJ será uma grande oportunidade!

    ResponderExcluir