quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dia de Corpus Christi na Arquidiocese do Rio antecipa sentimentos vividos pelos jovens na JMJ

Renato Francisco

Hoje, a Igreja Católica comemorou a Solenidade de Corpus Christi. Como o próprio nome já dá a entender, a expressão “Corpus Christi”, que vem do latim, significa “Corpo de Cristo”. Ou seja, é nesta data que os cristãos de todo o mundo celebram o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. E para celebrar a data, os fiéis preparam os tradicionais tapetes de sal. Na Arquidiocese do Rio, a solenidade deste ano teve como motivação especial a Jornada Mundial da Juventude. Jovens de diversas paróquias montaram tapetes em homenagem à JMJ Rio2013 e já vivenciaram alguns sentimentos da JMJ, como a união e a solidariedade.
Um dos jovens que sentiram esta experiência foi Júlio Almeida, que faz parte do Movimento de Vida Cristã. Para ele, ver a quantidade de jovens de diversos movimentos e paróquias do Rio reunidos na confecção dos tapetes de Corpus Christi já é sentir o clima da JMJ. “Saber que eles estão aqui pelo mesmo motivo que nós estimula muito a gente a conseguir estar cada vez mais inspirados e animados”, destacou.
Neste ano, a obra completa, com todos os tapetes, teve aproximadamente 400 metros de comprimento. Como tradicionalmente acontece, foi realizada a procissão da Igreja da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, ambas no Centro da Cidade. Pelo enorme tapete, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, conduziu a custódia com o Santíssimo Sacramento. Após a procissão, Dom Orani deu a benção com o Santíssimo e presidiu a Santa Missa.
O coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, padre Renato Martins, que ficou responsável pela organização do evento, afirmou que a JMJ já está produzindo frutos. “A Jornada Mundial da Juventude veio cumprir com a missão dela de acender no coração da nossa juventude esse desejo de trabalhar e estar unido, de ser comunhão com a Igreja. Perceber esses jovens empolgados desde bem cedo, demonstrando esse carinho tão grande pela Eucaristia, a gente sente o coração bem feliz em perceber que a Jornada Mundial da Juventude vai deixar um rastro lindo de amor, de união, de motivação. Isso é o que a gente vem percebendo a cada instante com as atividades que vão acontecendo ao longo deste tempo”, disse.
Na Avenida Chile, vários foram os tapetes com a logo da JMJ Rio2013. Um deles foi feito pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pechincha. Segundo Jéssica Maria, o tapete que fizeram representa a paixão que eles têm pela Eucaristia e pela Jornada. “A motivação primeira é a alegria que vem de Jesus Cristo. E também o desejo de mostrar para o mundo todo a Jornada”, disse.
Um pouco mais a frente, na avenida, um outro tapete representava o Papa Francisco. Ele foi desenhado pelo jovem Robson Jorge da Costa, que é deficiente auditivo, e produzido pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa. Segundo ele, a motivação para fazer um tapete representando o Sumo Pontífice veio da alegria transmitida pelo Papa Francisco. “Eu fiz uma homenagem a ele, com a vinda dele para cá. Ele é um Papa especial”, frisou.
Os voluntários da JMJ Rio2013 também fizeram o seu tapete, com uma grande logo da Jornada e com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Para Letícia Carneiro, que ajudou na confecção dos tapetes, vale a pena enfeitar os caminhos para o Cristo passar. “O Corpo de Cristo é eterno. Essa arte que a gente faz é uma grande homenagem a Nosso Senhor que é a razão de nossa vida”, enfatizou.

Tradição da confecção de tapetes vem de Portugal
Segundo a História, a confecção de tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento teve origem após a chegada dos portugueses ao Brasil. Inicialmente, os tapetes eram feitos com folhas e flores, tradição que ainda permanece no interior de Portugal e na Ilha dos Açores e alguns lugares do Brasil que receberam seus imigrantes, como Florianópolis. Pouco depois surgiu também a tradição da confecção de tapetes com sal. No país, a tradição se espalhou por todo o território, sendo realizada principalmente nas “cidades históricas”. Hoje, os tapetes já confeccionados também com outros materiais, como areia, serragem e até tampinhas de garrafa.

Veja abaixo fotos de outros tapetes com a temática da JMJ, na Avenida Chile.





Fotos: Leonardo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário