sexta-feira, 19 de abril de 2013

Com muita música, Atos Centrais vão tomar conta de Copacabana


Renato Francisco

Os Atos Centrais movimentarão dois locais do Rio de Janeiro com a participação de milhões de jovens do mundo inteiro: Copacabana e Guaratiba. E é a “Princesinha do Mar” que vai receber três dos Atos Centrais da JMJ Rio2013: a Missa de Abertura; a acolhida do papa e a Via Sacra da Juventude. As novidades já começam a surgir e os preparativos são .
“Na Missa de Boas-Vindas, como o Rio de Janeiro acolhe o mundo, teremos um grande coral com todos os cantores católicos do Rio de Janeiro para acolher os jovens do mundo inteiro.” Isso é o que promete o responsável pelo Setor de Atos Centrais, padre Renato Martins, para a missa que será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani João Tempesta, no dia 23 de julho, primeiro dia da JMJ. Segundo ele, é planejada a presença de cerca de 100 cantores católicos nos Atos Centrais, os quais já começaram a ensaiar as músicas da JMJ. “Já estamos em contato com esses cantores do Brasil inteiro para que eles possam vir nos ajudar a cantar e conduzir toda a juventude nos Atos Centrais, tanto na Missa de Abertura como na Missa de Envio (em Guaratiba)”, contou.
E há outras novidades. A Via Sacra da Juventude, que acontecerá no dia 26 e terá a presença do Sumo
Pontífice, vai ocupar a Praia de Copacabana, do "Copacabana Palace" ao Leme. No percurso, serão implantadas 14 escadarias, onde estarão representadas as estações da Via Sacra, chamada de Via Crúcis.
Para compor as cenas, serão selecionados cerca de 800 voluntários. Os testes estão acontecendo através das audições para apresentações nos Atos Centrais. A direção geral é de Ulysses Cruz e a cenografia, de Abel Gomes.

CD da JMJ reúne músicas dos Atos Centrais
As músicas dos Atos Centrais poderão ser encontradas no CD da JMJ, que contará com a participação de diversos cantores da música católica. Na audição geral do CD, no dia 12 de março, os presentes aplaudiram de pé o resultado final. O lançamento do disco está previsto para final de abril ou início de maio.

Foto: Reprodução.

2 comentários: