sexta-feira, 31 de maio de 2013

Um espaço aberto para os jovens descobrirem sua vocação

Renato Francisco

De 23 a 26 de julho, os jovens viverão momentos de discernimento de vida, oração, convívio, reconciliação e música na Quinta da Boa Vista. Todas estas atividades vão fazer parte da Feira Vocacional, que vai acontecer sempre de 8h às 20h. Sem precisar fazer inscrição, os jovens terão orientação para descobrirem a vocação que podem seguir.
Na feira, haverá estandes de cerca de 100 movimentos, institutos, congregações e pastorais que vão expor os trabalhos que desenvolvem. Segundo o responsável pelo setor de Preparação Pastoral, padre Arnaldo Rodrigues, as várias atividades da Feira Vocacional ajudarão os jovens a ouvirem o chamado de Deus para a sua vocação, seja ela matrimonial, sacerdotal, religiosa ou vocação de leigo consagrado de novas comunidades. “O ser humano só encontra sua felicidade plena se ele descobre para que foi chamado nesta vida”, destacou.
Na Feira Vocacional, também haverá 50 confessionários que funcionarão entre 13h e 18h. Na manhã do dia 26 de julho, sexta-feira, a feira receberá a visita do Papa Francisco, que vai fazer o atendimento de cinco confissões de jovens no local.
No site oficial da Jornada, um vídeo do setor de Preparação Pastoral mostra um pouco do sentido da Feira Vocacional. O vídeo já mostra aos jovens o que eles poderão esperar do que será vivido na Quinta da Boa Vista. “Pensamos em algo para motivar, desde agora, aquilo que o jovem é chamado a descobrir. O vídeo já põe um pouquinho do gostinho na boca daquilo que vai ser a Feira Vocacional”, disse.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dia de Corpus Christi na Arquidiocese do Rio antecipa sentimentos vividos pelos jovens na JMJ

Renato Francisco

Hoje, a Igreja Católica comemorou a Solenidade de Corpus Christi. Como o próprio nome já dá a entender, a expressão “Corpus Christi”, que vem do latim, significa “Corpo de Cristo”. Ou seja, é nesta data que os cristãos de todo o mundo celebram o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. E para celebrar a data, os fiéis preparam os tradicionais tapetes de sal. Na Arquidiocese do Rio, a solenidade deste ano teve como motivação especial a Jornada Mundial da Juventude. Jovens de diversas paróquias montaram tapetes em homenagem à JMJ Rio2013 e já vivenciaram alguns sentimentos da JMJ, como a união e a solidariedade.
Um dos jovens que sentiram esta experiência foi Júlio Almeida, que faz parte do Movimento de Vida Cristã. Para ele, ver a quantidade de jovens de diversos movimentos e paróquias do Rio reunidos na confecção dos tapetes de Corpus Christi já é sentir o clima da JMJ. “Saber que eles estão aqui pelo mesmo motivo que nós estimula muito a gente a conseguir estar cada vez mais inspirados e animados”, destacou.
Neste ano, a obra completa, com todos os tapetes, teve aproximadamente 400 metros de comprimento. Como tradicionalmente acontece, foi realizada a procissão da Igreja da Candelária até a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, ambas no Centro da Cidade. Pelo enorme tapete, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, conduziu a custódia com o Santíssimo Sacramento. Após a procissão, Dom Orani deu a benção com o Santíssimo e presidiu a Santa Missa.
O coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, padre Renato Martins, que ficou responsável pela organização do evento, afirmou que a JMJ já está produzindo frutos. “A Jornada Mundial da Juventude veio cumprir com a missão dela de acender no coração da nossa juventude esse desejo de trabalhar e estar unido, de ser comunhão com a Igreja. Perceber esses jovens empolgados desde bem cedo, demonstrando esse carinho tão grande pela Eucaristia, a gente sente o coração bem feliz em perceber que a Jornada Mundial da Juventude vai deixar um rastro lindo de amor, de união, de motivação. Isso é o que a gente vem percebendo a cada instante com as atividades que vão acontecendo ao longo deste tempo”, disse.
Na Avenida Chile, vários foram os tapetes com a logo da JMJ Rio2013. Um deles foi feito pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pechincha. Segundo Jéssica Maria, o tapete que fizeram representa a paixão que eles têm pela Eucaristia e pela Jornada. “A motivação primeira é a alegria que vem de Jesus Cristo. E também o desejo de mostrar para o mundo todo a Jornada”, disse.
Um pouco mais a frente, na avenida, um outro tapete representava o Papa Francisco. Ele foi desenhado pelo jovem Robson Jorge da Costa, que é deficiente auditivo, e produzido pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa. Segundo ele, a motivação para fazer um tapete representando o Sumo Pontífice veio da alegria transmitida pelo Papa Francisco. “Eu fiz uma homenagem a ele, com a vinda dele para cá. Ele é um Papa especial”, frisou.
Os voluntários da JMJ Rio2013 também fizeram o seu tapete, com uma grande logo da Jornada e com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Para Letícia Carneiro, que ajudou na confecção dos tapetes, vale a pena enfeitar os caminhos para o Cristo passar. “O Corpo de Cristo é eterno. Essa arte que a gente faz é uma grande homenagem a Nosso Senhor que é a razão de nossa vida”, enfatizou.

Tradição da confecção de tapetes vem de Portugal
Segundo a História, a confecção de tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento teve origem após a chegada dos portugueses ao Brasil. Inicialmente, os tapetes eram feitos com folhas e flores, tradição que ainda permanece no interior de Portugal e na Ilha dos Açores e alguns lugares do Brasil que receberam seus imigrantes, como Florianópolis. Pouco depois surgiu também a tradição da confecção de tapetes com sal. No país, a tradição se espalhou por todo o território, sendo realizada principalmente nas “cidades históricas”. Hoje, os tapetes já confeccionados também com outros materiais, como areia, serragem e até tampinhas de garrafa.

Veja abaixo fotos de outros tapetes com a temática da JMJ, na Avenida Chile.





Fotos: Leonardo Santos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Feira de Valores da PUC-Rio deixa reflexões sobre questões da juventude

Renato Francisco

A XVII Feira de Valores da Universidade Católica (FEVUC) propiciou um encontro entre os jovens universitários da PUC-Rio para refletir questões sobre a juventude, a sociedade e o meio ambiente, na caminhada rumo à JMJ. Durante a última semana, os jovens puderam participar de diversas rodas de conversa e debates em que puderam expor seus pensamentos e opiniões na construção de um mundo melhor.
Segundo o padre Leonardo Lopes, que faz parte do setor de Preparação Pastoral da JMJ, o evento foi importante para os jovens envolvidos com a preparação da JMJ levarem a outros jovens universitários o conhecimento sobre Jesus Cristo e sobre a conciliação entre fé e razão. “O método científico moderno fez com que a razão se tornasse a senhora absoluta das coisas. A realidade da fé coloca como que "limites" à razão iluminista que quer dar explicações a tudo. Fé e Razão se complementam no processo do conhecimento de Deus. A Fé recorda à razão que ela tem limites. A Razão recorda à Fé que esta deve ser humana e não beirar o absurdo ou contraditório. Enfim, é uma ótima oportunidade para que essas realidades, fé e razão, não tenham medo de conhecer-se nem de aproximar-se”, destacou.
Entre as atividades, foi realizada, na quarta-feira, 22, a roda de conversa “Guia Verde da Jornada Mundial da Juventude - RJ”, com o professor Luiz Felipe Guanaes, diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio e co-autor do guia ecológico da JMJ Rio2013. Nela, os jovens puderam conhecer o legado ambiental da Jornada Mundial da Juventude para o Rio de Janeiro e para o mundo, como a educação ambiental dos jovens, com o estímulo a atitudes a favor do meio ambiente.
Outra roda de conversa com grande participação dos jovens foi “Juventude e o Bem Viver”, com a participação de voluntários da JMJ, integrantes do Grupo de Oração Universitário (GOU) da PUC e participantes do Magis. De acordo com uma das coordenadoras do evento, Tâmer Fonseca, as rodas de conversa motivaram os jovens a refletir sobre seus valores e de seus projetos de vida. “A ideia foi ter um espaço nosso, da juventude, em diálogo com outros jovens”, disse.
A Banda do Grupo de Oração Universitário (GOU) da PUC-Rio, que fez o seu show de lançamento da banda, foi um dos destaques do evento.
Para o padre Leonardo, o ambiente universitário é um lugar que possibilita a compreensão e a vivência da fé. “A universidade é um lugar de busca. E toda busca sincera é o primeiro passo que o homem pode dar a Deus”, afirmou.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fortalecimento de redes sócio-assistenciais é prioridade na construção do legado social da JMJ Rio2013

Renato Francisco

Além de ser um evento que transmite valores espirituais, a Jornada Mundial da Juventude deixou, por todos os países em que passou, legados sociais que permanecem até hoje, como o fortalecimento da ação contra a dependência química de jovens. E na JMJ Rio2013 não será diferente. Desde o ano passado, o sistema de Serviço Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, através do Vicariato para a Caridade Social, tem trabalhado na formação e capacitação de agentes sociais para atuarem no atendimento de pessoas em situação de dependência química e em situação de rua, fortalecendo o trabalho nas comunidades paroquiais e nas instituições. Na tarde desta quarta-feira, 16 novos agentes sociais foram formados para já trabalhar pelo legado social da JMJ Rio2013. Eles realizaram o “Curso de Mobilização e Capacitação do Legado Social da JMJRio2013”, em que fizeram planos de ação social para os vicariatos.
Segundo a assistente social Gabriela Braga, que foi uma das alunas do curso, o trabalho com as lideranças comunitárias de cada vicariato está sendo realizado no sentido de fortalecer as redes sócio-assistenciais, a partir do trabalho com pessoas das comunidades paroquiais. “Nenhuma instituição começa e termina nela mesma. A esperança é que o legado se fortaleça e haja uma rede sócio assistencial com as paróquias que fazem o trabalho com dependência química, que é o que a gente está querendo fortalecer nos vicariatos”, disse.
Ela também destacou que todo o trabalho feito pelos agentes do Serviço Social da Arquidiocese tem como pilares “identidade, família, participação, mobilização e ação”. Além disso, há uma união de ações junto a outras pastorais, como a Pastoral da Juventude, a Pastoral da Sobriedade e a Pastoral da Família, e com universidades, como a PUC-Rio. De acordo com Gabriela, é a partir dessa soma de forças que se vai conseguir a permanência do legado social. “A Pastoral da Juventude está sempre comunicando que o dependente químico não é somente o usuário das drogas ilícitas, mas cada vez mais das drogas lícitas. O
que a gente está fazendo não só para os dependentes químicos em situação de rua, mas para os dependentes químicos que estão dentro de casa? Temos que ter essa afinidade com o meio acadêmico levarmos isso para os jovens cada vez mais. A Jornada vai ser um processo e o que vai ficar dela, além do âmbito espiritual é o legado social, que é o que precisamos no Rio de Janeiro”, frisou.

Fotos: Divulgação.

sábado, 18 de maio de 2013

JMJ lança camiseta com arte de Ziraldo

Renato Francisco

Um novo produto da Jornada Mundial da Juventude já chega fazendo sucesso. É a camiseta com arte do escritor e cartunista Ziraldo. O lançamento será realizado nos eventos “Bote Fé Niterói”, na Praia de Icaraí, e “Pentecostes para o Rio”, no Terreirão do Samba, que serão realizados no próximo domingo, 19. Quem não está no Rio de Janeiro, poderá adquirir a camiseta pelo site da JMJ (www.rio2013.com).
A camiseta tem o desenho de um anjinho de malas prontas para vir ao Rio de Janeiro para o encontro com o Papa. Este é um dos três desenhos criados pelo artista especialmente para a JMJ Rio2013. Ziraldo, que há 52 anos faz os cartazes da Feira da Providência, ficou feliz com o convite.
“Quando eu era criança participava da Cruzada Eucarística, um movimento eucarístico jovem. Acabei no Conselho Diocesano do Rio, quer dizer, tá tudo em casa. Minha mãe ia adorar”, disse.
O produto será produzido pela Angra Marcas, empresa responsável pelos produtos da Jornada. Segundo a consultora de marketing da empresa, Maristela Ciarrocchi, a marca é exclusiva da JMJ. A escolha de Ziraldo para as artes da camiseta foi pela sua ligação com a Arquidiocese do Rio. "Ele é conhecido nacionalmente e já tem uma ligação com a Arquidiocese do Rio de Janeiro", explicou. De acordo com ela, o artista não cobrou pela arte.

A camiseta custará R$ 36 mais a taxa de entrega calculada pelo site dos Correios. Os tamanhos são P, M, G, GG e extra-G para normal e P, M, G e GG para baby-look.

Foto: Reprodução.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Comunidade de Manguinhos cria homenagem para o Papa Francisco

Renato Francisco

“Ele vem em missão de paz, / pra trazer esperança. / O nosso povo te espera pra te abraçar.” Com esses versos, os voluntários de Manguinhos esperam receber com alegria o Papa Francisco em sua visita à comunidade na JMJ. A música “Francisco de Deus”, criada pelo compositor Robson Ventura, será um presente da comunidade para o Sumo Pontífice pela missão e seu serviço a Deus do papa.
Segundo Ventura, que também fez o arranjo da música, a ideia de criar essa homenagem surgiu da alegria de ver a humildade do Papa Francisco. “Quis fazer essa homenagem a um homem de Deus. É uma música simples, que veio do coração”, afirmou.
Em 1980, por ocasião da visita ao Brasil do então Papa João Paulo II, hoje Beato, foi composta a música “A benção, João de Deus”. Ela caiu no gosto popular e foi cantada nas outras visitas que ele fez. Para Ventura, tanto a música feita para João Paulo II como a que ele fez para Francisco tem inspiração divina.
“A música do papa João Paulo II é uma música que inspira a todos nós. Minha música  lembra algumas palavras fortes da música feita para João Paulo II. Ela me marcou muito. A inspiração mesmo é Deus”, destacou.
Ventura mora no Engenho Novo, mas participa intensamente das atividades no Complexo de Manguinhos, ambos os bairros localizados na Zona Norte da cidade do Rio. Ele participa do Ministério de Música da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso e também ajuda na pastoral de música das celebrações na capela de São Jerônimo Emiliani, que será visitada pelo Papa Francisco.
O músico destaca que a missão e o testemunho de vida do clero são um exemplo para os cristãos. “Tenho uma admiração muito grande pelo serviço prestado a Deus. Eles largam tudo para seguir a Cristo e cumprir com o compromisso de estar junto às pessoas. Isso me dá entusiasmo de poder estar falando de Deus e cantando a Palavra de Deus”, disse.
Confira aqui a letra e a melodia da música.

Francisco de Deus
(Robson Ventura)

“Ele vem em missão de paz,
Para trazer esperança.
O nosso povo te espera pra te abraçar
Queremos ser que nem criança
Quando vai ao encontro do Pai
Pra receber carinho, amor
Somos tuas ovelhas, Francisco de Deus
Tu és nosso pastor.

É o representante de Jesus
Dá a vida para servir
Missionário, mensageiro do amor
Que bom te receber aqui
A alegria tomou conta de nós,
E na batida do coração
Pedimos tua benção, ouvimos tua voz
Nos ensinando a direção.”

Foto: Reprodução Internet.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cristo Redentor passará por teste para a JMJ no dia de Corpus Christi

Renato Francisco

O Santuário Cristo Redentor fará um funcionamento teste para a JMJ Rio2013 na Solenidade de Corpus Christi, que acontecerá no próximo dia 30 de maio. O santuário, que normalmente funciona até às 19h, ficará aberto até às 23h. Uma missa será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, às 20h.
“No funcionamento teste, será observada a condição noturna do aspecto logístico de transporte, segurança e iluminação”, destacou o reitor do santuário, Padre Omar Raposo. Quem fará a animação da noite é Banda Cristo Redentor.
Na Jornada, o Cristo Redentor ficará aberto 24 horas por dia para a visita dos peregrinos. Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente através do site “Trem do Corcovado” (http://www.corcovado.com.br/). De acordo com padre Omar, na JMJ, vai haver uma programação religiosa e cultural preparada especialmente para os milhares de peregrinos. “Além das celebrações, missas e bênçãos em várias línguas, haverá apresentações bandas católicas e grupos folclóricos”, disse.
Também está confirmado que o Papa Francisco vai dar uma volta de helicóptero no Cristo Redentor. Mais de 200 voluntários estarão atuando no santuário nos dias da Jornada. A expectativa é que o Cristo Redentor ultrapassará a meta de 45 mil visitantes por dia.

Foto: Renato Francisco.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Comunidade de Varginha já se prepara para a visita do Papa Francisco

Renato Francisco

Após receberem a notícia de que o Papa Francisco ia visitar o bairro de Varginha, no Complexo do Alemão, os voluntários da comunidade já começaram a se preparar para a recepção do Sumo Pontífice.  No próximo sábado, dia 18, às 9h, será celebrada uma out presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
Segundo o animador do movimento jovem da capela, Everaldo Oliveira, a comunidade já está fazendo uma grande mobilização para acolher o papa, encontrando-se em reuniões e também comunicando-se pelas redes sociais. “É uma alegria receber a JMJ no Rio de Janeiro e é uma alegria maior ainda receber o Papa Francisco. Vê-lo passando na minha comunidade e na minha rua é como dizer que ele esteve no quintal da minha casa. Por isso, estamos preparando os corações da comunidade”, destacou.
Na Capela de São Jerônimo Emiliani, haverá a troca do altar, que será abençoado pelo Papa Francisco. Não é a primeira vez que uma pessoa de grande importância para a Igreja visita a comunidade. Entre os visitantes, quem já esteve lá em 1972 foi Madre Tereza de Calcutá e as irmãs da caridade. Elas deixaram um legado para a comunidade que foi a catequese das crianças. Um ano antes a capela tinha sido inaugurada pelo então arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Eugenio Salles.
Para a voluntária Amanda Santos, que cresceu indo às celebrações na capela, a comunidade está muito animada para a Jornada com a certeza da visita do papa. “A gente está se sentindo bem próximo. Ela já faz parte das nossas vidas”, afirmou.

Mais de 40 anos de histórias
A Capela de São Jerônimo Emiliani nasceu de um desejo dos padres somascos (da ordem de São Jerônimo Emiliani) de evangelizar uma comunidade carente, do ponto de vista social e espiritual. Os sacerdotes chegaram da Itália em missão para edificarem uma casa da ordem. Passando pela comunidade, encontraram o desejo de Deus nos moradores de Varginha. Eles participavam das missas em outra comunidade, São Daniel, também localizada em Manguinhos. Foi então que os padres somascos, liderados por padre Libero construíram a capela. A estrutura principal é uma réplica de uma igreja na Itália.
A capela foi inaugurada no dia 19 de Julho de 1971, tendo a presença do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugenio Salles, e de autoridades da época. Em 1972, Madre Tereza de Calcutá, em sua visita ao Brasil, caminhou pelas ruas da comunidade e visitou casas em palafitas. A partir daí, a comunidade céu espaço para as irmãs da caridade realizarem suas obras, como a evangelização de crianças e visitas a famílias.
Pouco depois, a capela ficou sob responsabilidade da diocese do Rio. No final dos anos 80, a capela passou por transformações no presbitério e teve o espaço aumentado. Recentemente, a Capela de São Jerônimo Emiliani passou por uma reforma dando acabamento e revitalização ao altar e fachada.

Foto: Arquivo pessoal.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Via Sacra da JMJ vai abordar questões atuais da juventude

Renato Francisco

A Via Sacra da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, em Copacabana, que acontecerá no dia 26 de julho, promete ser um momento de fé, amor e compaixão pelo jovens, com uma linguagem contemporânea que dialoga com questões do mundo atual da juventude. Com 14 estações que mostrarão o sofrimento de Jesus e “sofrimentos” presentes na sociedade de hoje, a representação do percurso feito por Cristo antes de ser crucificado terá a presença do Papa Francisco.
Passado e presente do cristianismo vão se misturar na Avenida Atlântica. Ocupando aproximadamente 800 metros do canteiro central da Avenida Atlântica, as estações da Via Sacra de Jerusalém, também conhecida como Via Dolorosa ou Via Crucis, vão ter referência a 14 temas diferentes: “jovem missionário”, “jovem convertido”, “jovem de comunidade de recuperação”, “jovem falando em nome das mães”, “seminarista”, “religiosa que luta pela vida (contra o aborto)”, “casal de namorados”, “jovem falando pelas mulheres que sofrem”, “estudante cadeirante”, “jovem das redes sociais”, “presidiário ou jovem da pastoral penal”, “jovem com doença terminal”, “jovem deficiente auditivo” e “jovens da África, América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceania”.
Todos esses temas serão representados em um cenário que vai remontar a cidade antiga de Jerusalém, com um percurso usado nas procissões do século XVI. Segundo o diretor artístico da JMJ, Ulysses Cruz, este foi o cenário escolhido porque possui marcos históricos que fazem parte da tradição católica. “A Via Sacra data dessa época. Durante os séculos, ela foi sofrendo modificações, mas sua essência é a que conhecemos hoje. As infinitas variações são interpretações artísticas criadas pelo mundo, mas o que existe de mais próximo da verdade é essa”, afirmou.
O diretor artístico também contou que o Papa Francisco presidirá a Via Sacra do palco principal. Além da encenação dos momentos do sofrimento de Jesus nas 13 estações (a 14ª estação será no palco principal), também haverá uma representação de tudo o que está acontecendo no palco principal, perto do Papa Francisco. “Ela será criada para que o Santo Padre participe de modo real de tudo o que está acontecendo em cada uma das estações”, destacou Ulysses, que também disse que haverá um telão no palco principal.
O palco, que terá capacidade para 1500 convidados sentados, estará localizado na altura da Praça do Lido. Cerca de 20 cadeirantes estarão no palco representando os portadores de deficiência.
Com um diálogo com a linguagem das artes de várias épocas, principalmente a arte contemporânea, a Via Sacra da JMJ Rio2013 pretende ser a “Via Sacra do Jovem Solidário”. “Será completamente diferente da Via Sacra da JMJ de Madri. Em cada estação haverá uma surpresa para que tudo fique ainda mais emocionante e faça o público refletir sobre o seu significado. Desde seu conceito - refletir sobre o sofrimento de Jesus na Cruz e o sofrimento do jovem hoje - até os recursos cênicos evocados, passando pela sua trilha sonora - orquestra sinfônica, DJ e guitarras elétricas - tudo é novo nessa Via Sacra”, destacou.
Um ponto a ser destacado é a transmissão ao vivo pela televisão e por telões espalhados pela cidade, que vão retransmitir as imagens da TV. Os organizadores ressaltam que a presença no evento é “forte e emocionante” porque é ao vivo, mas pela televisão haverá uma “visão ampla e comentada”.

Jovens que vão fazer a encenação já estão sendo escolhidos
As cenas da Via Crucis serão representadas por atores voluntários e personalidades católicas. As audições para a escolha dos voluntários já estão em fase final de seleção. Serão selecionados cerca de 500 voluntários. O local previsto para os ensaios será o Colégio Santo Inácio. Segundo Ulysses, os nomes das personalidades ainda não foram divulgados porque não houve o convite da organização.
Os palcos da Via Sacra serão construídos em formato de grandes escadarias e as encenações acontecerão nos degraus e nas plataformas deles. O ensaio geral deve acontecer na madrugada do dia 26 de julho na Avenida Atlântica, já com o cenário pronto.

Foto: Renato Francisco (Procissão do Encontro entre a Paróquia Nossa Senhora da Paz e a Paróquia da Ressurreição).

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Alunos da PUC-Rio criam grupo de oração pela JMJ

Renato Francisco

Com a proximidade da JMJ Rio2013, cada vez mais os jovens voltam seus corações e orações para a Jornada. Foi neste sentido que os alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) criaram o Grupo de Oração Universitário (GOU). O grupo de oração, que se reúne todas as quartas-feiras, às 11h, na Pastoral da PUC, já iniciou suas orações pela JMJ. Além das reuniões, os integrantes vão organizar atividades para animar outros jovens da universidade a participarem da Jornada, como shows e momentos de confraternização. Após a Jornada, o grupo continuará a sua missão.
Segundo o articulador e animador do grupo de oração, Eli Geovane, que é estudante de Serviço Social, o GOU tem a missão de reunir a juventude cristã da universidade, planejando atividades de animação para a JMJ. “O objetivo do GOU é levar a experiência do amor de Deus a cada estudante para que, a partir dela, eles se tornem “Profissionais do Reino” e transformem a sociedade a partir da sua prática profissional cristã”, explicou.
Geovane também destaca que o grupo está bem no início, com apenas duas semanas de reuniões, mas já tem várias ações planejadas, como o evento “Intervalo Cultural”, que está previsto para acontecer em junho. “Já estamos fazendo a abordagem kerigmática dentro da universidade, por meio de convites para a participação do grupo, e programando o ‘Intervalo Cultural’ rumo a JMJ 2013. Vamos trazer para o anfiteatro da universidade uma banda católica para já entrarmos neste espírito de JMJ. As outras ações construiremos juntos”, disse.
A estudante de Jornalismo Natassha Cotts conta que a ideia do grupo surgiu na última edição do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) em que houve a participação de alguns jovens da PUC, entre eles Natassha e Geovane. Eles perceberam que era preciso fazer algo para integrar aqueles que queriam partilhar ideias sobre o mundo cristão. “A vida universitária é corrida e, muitas vezes, solitária. É bom olhar para o lado e saber que tem amigos que compartilham ideias parecidas com a sua. Queremos abraçar a todos, mesmo os que não têm vivência com Cristo ou os que estão afastados”, afirmou.
Para Thatyana Siqueira, que cursa Serviço Social, estar no GOU é dar continuidade em seu processo de formação espiritual e moral e ajudar na preparação para a JMJ. “Eu não tive a oportunidade de me preparar mais profundamente porque na minha cidade, Nova Friburgo, os eventos da Pré-Jornada se intensificaram neste ano. O grupo é uma forma de ajudar na preparação dos jovens que não tiveram a oportunidade de participar dos eventos da Pré-Jornada”, destacou.
Assim como os estudantes da PUC-Rio, você também pode criar seu grupo de oração pela JMJ em sua universidade, em seu clube, em sua paróquia, em sua rua, em seu prédio ou em qualquer outro lugar onde a Palavra de Deus possa ser refletida. A Jornada está chegando e é hora de nos mantermos unidos e firmes na fé.

Fotos: Divulgação.