terça-feira, 26 de março de 2013

“Cem dias rumo à JMJ”




Renato Francisco

No dia 14 de abril, faltarão 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. E esse marco será comemorado com o evento "100 dias rumo à JMJ", que será realizado de 12 a 16 de abril. Em cada dia, haverá uma atividade em preparação para a JMJ.
No dia 12 de abril, a partir das 22h, será realizada a “Vigília dos Jovens Adoradores”, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, com missa presidida pelo padre Reginaldo Manzotti e procissão pela Lapa em direção à Igreja de Sant’Ana. No dia 13, às 12h, acontecerá a “Feijoada JMJ”, na quadra da Escola de Samba Unidos da Tijuca. O ingresso custa R$25,00 e está à venda com os jovens do EJC. No dia 14 de abril, haverá um dia de esportes, o “Esportes JMJ”, a partir das 8h, provavelmente, na Praia de Copacabana; e no dia 16 de abril, às 11h, será realizada a Santa Missa, na Comunidade Mandela, presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
Um dos responsáveis pelo evento, Michel Soares, destaca que os jovens vão encontrar no evento momentos de oração, demonstrações de fé, alegria e muita música. Segundo ele, o evento irá motivar e preparar a juventude para a JMJ e ajudará na construção da Jornada. “O dinheiro arrecadado na 'Feijoada JMJ' será destinado à Jornada pois a Jornada é nossa e somos todos responsáveis por ela”, frisou.

Imagem: Divulgação.

domingo, 24 de março de 2013

Um jovem peregrino das JMJs


Renato Francisco

De 16 a 21 de agosto, aconteceu a XXVI Jornada Mundial da Juventude, a JMJ Madri 2011, um grande encontro global de jovens com o Papa, que se realiza a cada três anos num lugar do mundo. Esse evento surgiu em 1984 após o Papa João Paulo II entregar uma cruz de madeira de quatro metros de altura a jovens religiosos, no Encontro Internacional da Juventude com o Papa, no Vaticano, por ocasião do Ano Santo da Redenção, que foi acompanhado por milhares de jovens. De lá para cá, o número de participantes no evento só tem crescido. A JMJ de Madri, segundo os organizadores, contou com a presença de mais de 2 milhões de jovens do mundo inteiro. Para a JMJ Rio2013, são esperados pelos organizadores, no mínimo, o mesmo número de jovens da Jornada de Madri. Para contar como é a experiência de participar de uma JMJ, o blog Por dentro da JMJ entrevistou Maurício Martins, 25, que participou da JMJ de Colônia, na Alemanha, e de Madri.

Por dentro da JMJ: De qual Jornada você já tinha participado antes da JMJ Madri? O que ela significou para você?
Maurício Martins: Participei da JMJ em Colônia, na Alemanha, em 2005. Toda JMJ é diferente, é única. Uma experiência fantástica em Deus através de outros jovens, iguais a cada um de nós, apesar de pertencentes a culturas diferentes, o que não influencia na convivência e troca de vivência da fé no mesmo Deus. Com certeza, o maior significado é o mesmo em todas as Jornadas: viver o amor de Deus com pessoas de países diferentes, mas com o mesmo ideal.

Por dentro da JMJ: Há algum caso interessante sobre uma JMJ em que você foi para contar?
Maurício Martins: Na jornada de Colônia, tive a oportunidade de viver um momento único, onde jovens de línguas distintas conviviam como se já se conhecessem, mesmo nunca tendo se visto. Pude ver a manifestação do amor de Deus nos outros jovens.

Por dentro da JMJ: O que te motivou a ir à JMJ Madri nesse ano?
Maurício Martins: Poder sentir a presença de Deus em cada um é fantástico. A força de fé que emana de cada jovem é uma grande motivação para a JMJ, onde com toda a certeza, estamos mais próximos de Deus.

Por dentro da JMJ: O que a sua ida à esta Jornada de Madri será para a sua vida?
Maurício Martins: Participar da JMJ é um divisor de águas na minha vida, pois aqui temos uma experiência única, onde de certa forma temos nossa vida transformada, nossa fé modificada, tendo um grande encontro com o maior representante de Cristo na terra.


Por dentro da JMJ: Como jovem, se você pudesse falar com o Papa Bento XVI, o que você falaria com ele?
Maurício Martins: Com certeza, diante do Papa, falaria sobre o quanto é bom podermos ter um pastor supremo aqui entre nós, nos dando a oportunidade de trocar experiências de fé no mesmo Deus com jovens de outras nações e um encontro tão especial com aquele que foi escolhido para nos guiar.

Por dentro da JMJ: Na sua opinião, o que a JMJ representa para o jovem?
Maurício Martins: A JMJ, com certeza, representa um ponto alto na vida de cada um que abre verdadeiramente o seu coraçāo ao espírito peregrino, acolhendo o amor de Deus e tendo um encontro verdadeiro com Jesus, o verdadeiro motivo da Jornada Mundial da Juventude.

Foto: Arquivo pessoal.

sexta-feira, 22 de março de 2013

 “Como família de acolhida, é a pessoa de Cristo nos peregrinos que você vai acolher”



Renato Francisco

Está chegando! Com a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cresce a expectativa dos jovens de estarem no Rio de Janeiro para viver esse grande encontro de fé, amor, união, alegria, amizade, emoção e cultura, considerado, hoje, o maior evento católico. Mas, para que os jovens peregrinos nacionais e internacionais possam participar da JMJ Rio2013, é necessário que eles sejam hospedados nas casas das "Famílias de Acolhida", que podem ser cadastradas através do site http://www.rio2013.com/pt/familia. O número total de vagas disponibilizadas está muito longe da meta. Hoje, há em torno de 35 mil vagas. Porém são necessárias 1,5 milhão de vagas. Estes números mostram que ainda há muito caminho a ser percorrido para que a hospedagem dos peregrinos aconteça como planejada. E neste objetivo, rumo a JMJ, ainda há tempo para as famílias abrirem as portas de suas casas, como a família da paroquiana Anna Clara Bentes Gesualdo. Em entrevista para o blog Por dentro da JMJ, Anna, na expectativa para o início da Jornada, destacou que ser uma “Família de Acolhida” é uma forma de evangelizar e explicou por que não tem medo de hospedar peregrinos em sua casa.

Por dentro da JMJ: Por que a sua família resolveu se tornar família de acolhida de jovens peregrinos na Jornada Mundial da Juventude?
Anna Clara Gesualdo: Porque é uma forma de estarmos juntos, como Igreja, entrando neste dinamismo que evangeliza e acolhe, pois reconhece em cada peregrino a pessoa de Jesus Cristo.


Por dentro da JMJ: Qual o legado que essa hospedagem pode trazer para o Rio?

Anna Clara: Acredito que o Rio vai viver uma experiência única de evangelização, de troca da amizade e da saudável energia do amor - o autêntico e verdadeiro. Um novo Pentecostes no nosso tempo, que terá como palco a cidade maravilhosa, comunicando ao coração de tantos jovens o amor de Cristo multiplicado. Cristo espera de nós, jovens, que sejamos fermento deste amor na Igreja. O mundo está carente do amor autêntico, da alegria verdadeira, e isso um jovem cristão pode ter em seu coração e testemunhar. Quando o jovem abre verdadeiramente seu coração para Cristo, ele busca viver com idealismo uma vida plena de sentido e espiritualidade. E a fonte transbordante desse amor presente em cada um de nós é o próprio Cristo, na Eucaristia, como nosso alimento. 



Por dentro da JMJ: Quais os benefícios que essa hospedagem pode trazer para a sua família?

Anna Clara: Para a minha família é o exercício da hospitalidade, a alegria da acolhida, a troca cultural, enfim, são muitos benefícios humanos e espirituais. Poderemos testemunhar e enxergar nessas pessoas a presença verdadeira de Cristo.



Por dentro da JMJ: Muitas pessoas têm falado que estão com medo de receber pessoas que não conhecem. O que você tem a dizer a essas pessoas?
Anna Clara: Eu confio na Igreja, que está sendo representada por essas delegações, com lideranças bem preparadas a conduzir esses jovens para representarem seus países. Para mim, não são desconhecidos. Se são recomendados pela minha Igreja, são meus irmãos em Cristo. Só posso esperar o melhor.


Por dentro da JMJ: Visto que o número de cadastros de famílias de acolhida ainda está baixo, qual a mensagem que você deixa para os cariocas, um povo reconhecido mundialmente pelo acolhimento, mas que ainda não está totalmente aberto a acolhida de peregrinos na JMJ?

Anna Clara: Faço um apelo para que as famílias sejam generosas. Não é qualquer pessoa que você está acolhendo, é a pessoa de Cristo nesses peregrinos. Muitos jovens só tem oportunidade de participar da JMJ sendo acolhido por uma família, então vamos multiplicar esses jovens na nossa cidade, reconhecida mundialmente pelo acolhimento, abrindo os braços para recebê-los em nossa casa. Façam essa experiência!

Foto: Arquivo pessoal.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Quase pronto, CD da JMJ Rio2013 promete entusiasmar os jovens




Renato Francisco

Segundo pesquisas recentes, a música está intimamente relacionada à vida da juventude. Além de passar aos jovens tranquilidade, paz, amor e sabedoria e ser uma oportunidade de eles mostrarem ao mundo do que gostam, ela também possibilita o contato deles com Deus. Além disso, segundo o ditado popular, “quem canta reza duas vezes”. Por isso, o setor de Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 preparou um CD especialmente voltado para os jovens que participarão das celebrações litúrgicas da JMJ. As músicas gravadas foram apresentadas pela primeira vez à presidência do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada, aos autores e aos intérpretes na tarde da última terça-feira, 12 de março, no auditório do Edifício João Paulo II, onde fica localizada a Mitra Arquiepiscopal, na Glória.
Na audição geral, o responsável pelo setor, padre Renato Martins, confirmou que o disco será lançado em abril e terá versões em outros idiomas, que já estão sendo elaboradas. Além disso, ele também destacou que os cantores do Rio de Janeiro foram convidados a participar da Missa de Abertura e que os cantores de todo o país formarão um grande coral, com 100 vozes, a princípio, na Missa de Envio, presidida pelo Papa Francisco. “Na quarta-feira à tarde, começamos um trabalho de reunir e preparar os cantores do estado do Rio de Janeiro. E para a Missa de Abertura, nosso projeto é “Os cantores do Rio acolhem o mundo”. Então, serão todos os cantores do Rio acolhendo os jovens e os cantores do mundo inteiro que passarão pelos palcos dos Atos Centrais”, disse.
Na audição, estiveram presentes o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, o bispo auxiliar e vice-presidente do COL, Dom Antonio Augusto, e os diretores e voluntários dos setores do COL. No início, padre Renato ressaltou a riqueza musical do CD, que tem a presença de grandes nomes da música católica brasileira.
Segundo o sacerdote, a obra musical, que passou por um intenso processo de produção, é fruto da generosidade de cada pessoa envolvida. “O tema que inspirou os autores das músicas é o tema da Jornada. As dezenas de músicas enviadas passaram por um exaustivo processo de seleção. Posteriormente, passaram por uma adequação ideológica e musical para serem apresentadas à aprovação da presidência do COL. Após a aprovação, iniciamos o processo de seleção dos intérpretes, tentando contemplar os nomes mais conhecidos e que escreveram a história da música católica no Rio de Janeiro e no Brasil. No mês de novembro, iniciamos as gravações no estúdio da 'MZA Music'. Neste processo de gravação, estávamos ainda preocupados com a distribuição do CD quando recebemos a notícia que a 'Sony Music', acreditando neste projeto, assumiria a distribuição”, disse.
Dom Antonio afirmou que o CD vai gerar muitos frutos na Jornada. “A nossa Jornada vai acrescentar esse algo a mais do modo brasileiro de viver a nossa fé. Esse CD é um exemplo disso. Tanto nós brasileiros quando os que vieram de outros países percebemos que através da música não apenas damos dignidade as nossas cerimônias litúrgicas mas também evangelizamos. Esta tarde foi uma mostra do que iremos viver na Jornada Mundial da Juventude”, disse.
O produtor musical do CD, Marco Mazzola, afirmou que ficou muito feliz com o convite e o resultado final. De acordo com ele, aceitou o desafio porque quis dar ao CD uma cara diferente, que pudesse transformar a juventude, com vibração e alegria. “No primeiro dia em que estive aqui, (o bispo auxiliar e vice-presidente do COL) Dom Paulo me disse: 'Eu quero que a Igreja dance e seja feliz'. E eu tentei fazer o máximo para que a gente pudesse ter, dentro da Liturgia, um CD que traduzisse isso tudo. Espero que ele atravesse fronteiras e que possa trazer para o Brasil uma vitória em todos os sentidos: no nosso trabalho, na nossa música e na nossa fé”, destacou.
Na cerimônia, foram apresentados vídeos com depoimentos de alguns intépretes sobre a participação no CD. Um deles foi o padre Fábio de Melo, que também é autor de uma das músicas. Ele lembrou que as músicas, poderão ser aproveitadas nas comunidades paroquiais. “Eu me sinto muito honrado de poder participar deste disco, fazendo parte desta revolução litúrgica”, frisou.
Após a audição geral, os presentes aplaudiram de pé o resultado final.

Foto: Divulgação

quarta-feira, 13 de março de 2013

Jovens voluntários da JMJ comemoram eleição do Papa

Renato Francisco

E na hora do "Habemus Papam", os voluntários da Jornada, que trabalham no Comitê Organizador Local da JMJ, comemoraram, com muita alegria e emoção o anúncio. Confira, em primeira mão, através de nosso material audiovisual, as reações no COL no momento em que os cardeais já tinham eleito o novo Papa, mas o mundo ainda não sabia quem era.





Vídeo e fotos: Renato Francisco.

terça-feira, 12 de março de 2013

Um Papa que transmitiu sua sabedoria aos jovens


Renato Francisco

Nos seus oito anos de pontificado, Joseph Ratzinger anunciou com profundidade a fé cristã a todos os católicos. E, de forma especial, ele atuou na formação dos jovens, sobretudo nas três Jornadas Mundiais da Juventude (JMJs) em que esteve presente: em Colônia (Alemanha), em Sidney (Austrália) e em Madri (Espanha). Embora tivesse uma formação especializada, com um doutorado em Teologia, oito doutorados honorários (“honoris”) e fluência em 10 idiomas, Bento XVI, através de simples palavras, transmitiu a beleza da fé e ensinou a doutrina da Igreja. Como o pontificado do Beato João Paulo II, através de seus ensinamentos, também teve um pontificado que marcou a vida da Igreja Católica, porém com um modelo diferente de transmitir a Palavra de Deus. Enquanto João Paulo II está presente até hoje no coração dos católicos pelo seu jeito de ser carismático, o agora Papa Emérito Bento XVI será lembrado por suas palavras.
Antes do início da JMJ de Colônia, realizada em 2006, os jovens viveram uma grande expectativa de como seria a presença do novo Papa na Jornada, ou seja, se ele seria igual ou diferente em relação a João Paulo II. Porém, logo no início da JMJ da Alemanha, Bento XVI conquistou o coração dos jovens, entre eles Paulo Moreira, Marcela Neves e Débora Oliveira. Segundo Moreira, o maior sentimento antes da Jornada de Colônia era de saudade de João Paulo II e de ansiedade sobre o que aconteceria dali em diante, já que a maioria dos jovens nunca tinha visto outro Papa à frente da Igreja. E, ao contrário dos relatos negativos que alguns veículos de comunicação divulgavam, todos puderam ver um Papa com características diferentes das propagadas pela imprensa. “Ninguém sabia muito bem o que esperar embora tivesse certeza de que seria especial. Tivemos a oportunidade de conhecer um Bento XVI completamente diferente daquela imagem negativa que era e ainda é vendida pela mídia. Uma pessoa de grande sabedoria que também se alegra em estar com os jovens e com quem temos muito a aprender. À medida que ouvíamos suas palavras nas pregações e homilias, éramos pouco a pouco conquistados pela beleza e sabedoria da mensagem que era transmitida. Esta foi a primeira impressão, que se confirmou com o passar do tempo”, explicou.
De acordo com Marcela, Bento XVI conseguiu cativar todos os milhões de jovens da Jornada, que conseguiram ver nele o que realmente é: sucessor de Pedro. “Acredito que a emoção foi a mesma, pois todos nós sabemos que ele é o escolhido de Deus. Ele pôde presenciar uma recepção calorosa as margens do rio Reno e da catedral de Colônia. E a mesma expectativa com que nos estávamos, ele também estava. Afinal, é uma responsabilidade e tanto estar ao lado de jovens de todos os países. A impressão para nós, jovens, foi de uma pessoa muito culta e inteligente. Ele tinha a vontade de passar seus profundos conhecimentos para todos os milhares de jovens”, afirmou.
Débora lembra que, como está para acontecer na JMJ Rio2013, a JMJ de Colônia foi uma Jornada de dois Papas, um que preparou e o outro que realizou. “O clima que permaneceu na Jornada foi de acolhimento ao novo Papa, porém ao mesmo tempo a presença de João Paulo II era sentida em todos os lugares. O sentimento que mais me movia era de encontrar o discípulo de Pedro, chefe da minha Igreja. Queria viver essa experiência. Quando voltei da Alemanha, muitas pessoas me perguntavam o que eu tinha achado do novo Papa. Dizia para quem me perguntava que ele era um homem de Deus, humilde e extremamente inteligente”, contou.
Hoje, às vésperas da JMJ Rio2013, os jovens vivem momentos muito parecidos com aqueles que antecederam a Jornada da Alemanha, somente com uma diferença: a convocação de um Conclave não por causa da morte, mas da renúncia do Papa, um fato que não acontecia há quase 600 anos. Para Débora, a renúncia de Bento XVI entrou para a História. "Ele foi um homem que soube reconhecer o momento de sair de cena. Realmente foi um ato de coragem", frisou.
Segundo Moreira, no pontificado de Bento XVI, o que mais o chamou a atenção foi o empenho do Papa no fortalecimento da fé católica e no ensinamento da doutrina. "Os livros que ele escreveu durante o pontificado, a edição do Catecismo voltada para os jovens, o "YouCat", e as catequeses que ele ministrava em suas audiências semanais demonstram isso", exemplificou.
Agora, na preparação para a JMJ Rio2013, Marcela destaca que os católicos não podem ficar desanimados porque o Santo Padre que preparou a Jornada não estará presente, pois o Papa que for escolhido é, na verdade, um escolhido de Deus. "A JMJ é um momento muito especial que deve ser aproveitado ao máximo, de forma consciente, pois estamos com o representante da Igreja orando conosco. Ela mostra a importância da juventude na continuação da Igreja Católica. Que venha a JMJ Rio2013", disse Marcela, animada.

Foto: Reprodução / Internet

Jovens têm suas vidas transformadas após trabalhar como voluntários da JMJ



Renato Francisco

Na JMJ de Madri, no ano passado, foram 26 mil voluntários. Agora, aqui no Rio já são mais de 60 mil, e este número está crescendo a cada dia. Isso não é por acaso. Entre a maioria dos jovens que participaram das Jornadas anteriores, é fato que, após a JMJ em que trabalharam como voluntários, a vida deles foi transformada de alguma forma, sempre com o fortalecimento da fé e do amor ao próximo.
Essa foi a experiência do jovem natalense Udo Mendes, da cidade de Natal (RN), na JMJ de Madri. Ele se inscreveu para ser voluntário da equipe de sistemas, porém, segundo ele, viveu o voluntariado em todos os instantes, desde dar informações a peregrinos até ajudar na acessibilidade de pessoas com deficiência no aeroporto e conduzir jovens aos alojamentos, mesmo quando não sabia chegar.
“Em Madri, tive a experiência de um novo Pentecostes. Um fato marcante foi quando na hora da tempestade um pai me procurou e eu estava trabalhando no portão de acesso ao local onde estava o Santo Padre. O seu filho passava muito mal e precisava ir ao banheiro. Fiquei bem apreensivo, pois minha credencial não dava acesso ao palco e nem àquela área posterior do portão, porém falei com o segurança que era voluntário e ele me deixou passar com a criança. Naquele momento, questionei-me o que fez aquele pai confiar em mim diante de toda a multidão, e tive o grande entendimento que temos a mesma fé em Jesus: ele O ama como eu O amo e busca a Deus como eu busco”, destacou.
Após a experiência de Madri, Mendes decidiu ser novamente voluntário na JMJ Rio2013. Hoje, ele faz a diagramação e tradução para inglês da revista dos voluntários e atualiza a fan page dos voluntários. Para Mendes, se de graça ele recebeu assim também deve servir com muita generosidade. “É a alegria do brasileiro que sobretudo vem da nossa fé que esses jovens vão ver. É muito legal fazer parte desse evento que é vivo, pois é de Cristo para os jovens. A Igreja é viva e a Jornada é o grande evento para vivenciarmos essa experiência”, disse.
A jovem Priscilla Costa, de Belo Horizonte (MG), que hoje é voluntária na equipe de mídias sociais da JMJ, também fez parte do voluntariado da JMJ de Madri. De acordo com ela, foi a experiência mais marcante de sua vida.
“Ver a Igreja reunida com o sucessor de Pedro e dois milhões de jovens de todo o mundo me fez sentir parte da família de Jesus. Aprendi que a obra mais bonita que Deus fez foi a Igreja Católica Apostólica Romana e que vale a pena gastar a nossa vida para edificar o Corpo de Cristo, que é a Igreja. Depois da JMJ Madri, decidi dedicar um ano da minha vida para Deus. Fui voluntária no Encontro Mundial das Famílias em Milão. Cresci muito na busca de conhecer os escritos do Papa e os documentos da Igreja e nisso resultou o meu aprofundamento na fé e testemunho de santidade de vida. Minha expectativa é que o Brasil será transformado depois dessa experiência de fé magnífica da JMJ”, frisou.

Foto: Gustavo de Oliveira.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Responsabilidade pela notícia em primeira mão

"O coração do mundo bate aqui!"

Com a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 cada vez mais pessoas escutam falar sobre o evento, muitas delas pela primeira vez. Nos principais veículos de comunicação, sejam eles jornais, noticiários de TV ou de rádio, pelo menos uma vez por semana, a JMJ tem sido pauta. Ainda mais nesta época de Conclave que estamos vivendo, em que vários cardeais da Igreja Católica estão participando da escolha de um novo papa. Por isso, eu, que trabalho na organização da Jornada, tive a ideia de criar um blog para informar as novidades sobre a JMJ.

Mais especificamente, trabalho no Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, localizado na Glória, onde fica também a sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Semanalmente, em nossa redação chegam diversas notícias sobre a Jornada, dos mais diversos setores do evento. São vários os assuntos: fé, cultura, pré-Jornada, preparação para a chegada do papa, entre outros.

Além de tudo isso, esta é a primeira vez que a JMJ  acontece em nossa Cidade Maravilhosa e em nosso país. Por todos esses motivos que o evento ganha toda essa proporção. Então, fique ligado em nosso blog e esteja conectado com tudo o que acontece na JMJ Rio2013!